Como tornar-se um Rotariano

COMO TORNAR-SE UM ROTARIANO

            Os sócios dos Rotary Clubs integram grupo diverso de líderes nas respectivas áreas de atuação profissional, que se unem na prestação de serviços para ajudar a resolver questões comunitárias e internacionais, e na promoção da paz e compreensão mundial. Os sócios são o bem mais precioso do clube, pois constituem a força motriz que permite ao Rotary levar adiante o trabalho humanitário e cumprir sua missão.

            Gostaria de participar do Rotary?

            Cada Rotary Club empenha-se para que seu quadro social seja um reflexo dos setores econômicos e profissionais da comunidade local. Os benefícios da afiliação ao Rotary incluem:

            – Obtenção de mudanças positivas na comunidade;

            – Desenvolvimento das habilidades de liderança;

            – Maior compreensão e maior influência sobre as questões humanitárias internacionais;

            – Favorecimento das relações na comunidade e com líderes de negócios.

            A associação ao Rotary se dá por meio de convite do clube. Se desejar ser considerado por algum clube, preencha o formulário de dados para contato (Prospective Member Contact Form), o qual será encaminhado aos Rotary Clubs da região.

            Informações para sócios em potencial

            Partimos da premissa de que os sócios de cada clube constituem fiel representação do microuniverso empresarial e profissional da comunidade que servem. Para afiliar-se a um Rotary Club é necessário que haja disponibilidade de vagas na categoria ocupacional específica do proponente e o convite e patrocínio de um dos sócios do clube em questão.

            Como tornar-se rotariano

            Uma dos principais diferenciais entre Rotary e outras organizações é o processo de afiliação por convite. Para ingressar na entidade é necessário receber convite de um Rotary Club.

            Os sócios são vitais ao funcionamento dos clubes cujo objetivo prioritário é expandir continuamente o quadro social, recrutando indivíduos comprometidos, experientes e interessados em desenvolver projetos humanitários e de prestação de serviços à comunidade. Rotarianos em potencial devem:

            – Ser proprietários, sócios, diretores ou gerentes de qualquer negócio, exercer profissão útil e idônea, desempenhar funções executivas ou ter se aposentado de tais funções e atividades;

            – Ter disponibilidade para comparecer a reuniões semanais e participar de projetos comunitários;
– Morar ou trabalhar na mesma localidade ou arredores do clube
Processo de afiliação .

            Em geral, sócios potenciais são convidados a assistir uma ou mais reuniões para familiarizar-se com o Rotary. Posteriormente, seus nomes são encaminhados à comissão do quadro social do clube.

            Classificações: Representação profissional

            O Rotary mantém um sistema de classificação, idealizado por seu fundador, para garantir que atividades empresariais, comerciais e profissionais da comunidade sejam equilibradamente representadas no quadro social e servir como ampla fonte de recursos e experiência para implementação bem-sucedida de projetos de prestação de serviços.

            Cada classificação reflete a atividade principal e reconhecida da firma, empresa ou instituição para a qual o rotariano trabalha ou o cargo que ocupa. Exemplos: escolas secundárias, universidades, instituições bancárias ou da área médica, seguradoras, distribuidores de petróleo e derivados, distribuidores de produtos farmacêuticos, entre outras.

            Responsabilidades dos sócios

            Algumas obrigações assumidas por rotarianos:

            Comparecimento às reuniões semanais do clube ou recuperação de freqüência assistindo reuniões de outros clubes, ou participando de atividades rotárias ou projeto de prestação de serviços com a devida autorização do conselho diretor do clube.

            – Pagamento de quotas ao clube, distrito e Rotary International;

            – Colaboração nas atividades e projetos locais ou internacionais implementados pelo clube.

            Participação em comissões e disposição para desempenhar de funções de liderança.