OBJETIVO DO ROTARY
O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir como base de todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando:
1o – o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;
2o – o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
3o – a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada, e
4o – a aproximação dos profissionais de todo o Mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.
O rotariano orgulha-se da organização a que pertence e por isso mesmo, ele ostenta em sua lapela o distintivo que o identifica como pertencente a esta magnifica organização de prestação de serviços, via de regra beneficiando a quem sequer conhece, pela simples satisfação de ter contribuído com o seu esforço para que todos tenhamos um mundo melhor.
Anualmente, cada gestão é simbolizada por um lema do Presidente Mundial, lema este que é sempre acompanhado por um logotipo alusivo.
MISSÃO
A Missão do Rotary International, uma associação internacional de Rotary Clubs, é servir ao próximo, difundir altos padrões éticos e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.
Rumo ao futuro
Em 2001-02, o Rotary International começou a desenvolver um plano estratégico para servir de guia à organização em seu segundo século de prestação de serviços. Em junho de 2007, o conselho diretor do RI aprovou o Plano Estratégico de 2007-10, o qual enfatiza as sete prioridades indicadas a seguir:
-
Erradicar a poliomielite.
-
Aprimorar o reconhecimento interno e externo e a imagem pública do Rotary.
-
Aumentar a capacidade do Rotary de prestar serviços.
-
Expandir a quantidade e a qualidade do quadro social em todo o mundo.
-
Enfatizar o compromisso do Rotary com os Serviços Profissionais.
-
Maximizar a formação e treinamento de líderes no RI.
-
Implementar integralmente o plano estratégico de modo a garantir continuidade e consistência na organização.