Parceria estimula voluntariado durante Hortigranjeiros

Hemocentro e Rotary Club Cruzeiro realizam campanha de coleta de amostras para doadores de medula óssea.
O Projeto “Seja Voluntário”, do Rotary Club Cruzeiro em parceria com o Hemocentro Regional de Santa Rosa, esteve presente no domingo, dia 09, no 28º Hortigranjeiros. Através da Comissão de Ação Social, o clube de serviços idealizou o projeto, que foi adotado pelo Hemocentro, o qual realizou a coletada de amostras de sangue dos visitantes da feira para o banco de Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). “O Rotary Club Cruzeiro é o mais novo clube de serviços de Santa Rosa, e vem desenvolvendo ações sociais em parceria com entidades, buscando incentivar a prática da cidadania em prol da comunidade”, explica o presidente do clube Arcanjo Schossler.
O médico e diretor técnico do Hemocentro Luis Antônio Benvegnu, destaca que o Hemocentro atende 27 hospitais da região Noroeste, Celeiro e parte das Missões. “Essa campanha foi realizada para conscientizar as pessoas a doarem em torno de 10 mls de sangue para o cadastro do REDOME. Através do Hortigranjeiros, realizamos diversas coletas de amostras e também divulgamos ainda mais a campanha”.
Segundo Benvegnu a medula óssea é um tecido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecido popularmente por “tutano”. “Temos uma estatística que 30% das medulas ósseas compatíveis são encontradas dentro da família, no país são de 1 para cada 100 mil pessoas. Por isso, a importância da coleta das amostras, hoje temos cadastrados no Brasil cerca de 2 milhões de pessoas”.
Os interessados que quiserem participar da campanha, que segue no Hemocentro Regional de Santa Rosa, localizado na Rua Boa Vista, nº 401, precisam ter as seguintes condições:
– Ter entre 18 e 54 anos de idade;
– Estar em bom estado geral de saúde;
– Levar CPF, RG e cartão nacional do SUS;
– Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue.
O atendimento é realizado de segunda a quinta-feira no horário das 07h30min às 11h e das 13h30min às 17h. Mais informações pelo fone (55) 3513 – 0612.
Integrantes do Rotary Cruzeiro. Integrantes do Rotary Cruzeiro.
Arcanjo Schossler, Presidente do Rotary Cruzeiro. Arcanjo Schossler, Presidente do Rotary Cruzeiro.
A comunidade adere a ação. A comunidade adere a ação.
Praticando a cidadania. Praticando a cidadania.